sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MADE BY ME...MAGRET DE PATO COM FRAMBOESAS

Quem tem crianças sabe que são os nossos tesouros para a vida, contudo também existe vida para além delas, pelo que não nos podemos esquecer que importa cultivar a vida a dois! Para vos "ajudar" apenas um pouquinho nesta tarefa, decidi partilhar convosco um prato que eu gosto muito e que sugiro experimentarem num jantar a dois (tipo daqueles quando os miúdos ficam na casa dos avós ou então quando vão para a cama mais cedo)! Mas que fique desde já bem claro que não me considero uma boa cozinheira... contudo tento me esforçar quando faço algo que gosto!
  
Uma vez que a M adormece sempre cedo e se porta quase sempre como a princesa da bela adormecida, este fim de semana vou fazer um prato que o V. adora e que já não faço há algum tempo: Magret de pato com framboesas! Apesar de ser um prato algo "sofisticado" e um pouco dispendioso, é muito fácil de fazer. Já o faço há uns quatro anos, pelo que já foi testado em jantares com amigos e familiares (excepto na M, que ainda não tem idade para comer estas coisas, mas lá chegará!), e até agora não tenho tido queixas (o que para mim já é muito bom)! A ideia de fazer esta receita surgiu depois de uma passagem de ano a dois em Paris, sendo que após pesquisar e inventar um pouco, saiu uma versão "made by me", cuja receita (para 2 pessoas) partilho aqui:

Ingredientes (para vos ajudar indico as marcas e os locais onde compro os ingredientes):
2 magrets de pato (compro no super cor do el corte inglês)
1 embalagem de framboesas frescas
2 colheres de sopa de vinagre de framboesas (marca Galo)
2 colheres de sopa de compota de framboesas (marca Pingo Doce ou do el corte inglês)
Sal a gosto
Batatas às rodelas congeladas (marca Pingo Doce)
3 maçãs reinetas
Rúcula selvagem

Começo por aquecer uma frigideira anti-aderente só com sal grosso, depois de ter golpeado os magrets e de os ter temperado com um pouco de sal e pimenta moída na hora, coloco-os na frigideira e passo-os dos dois lados até estarem no ponto que desejo (eu gosto deles mais para o mal passado). Retiro os magrets da figideira e aproveito a gordura que ficou, a qual é selada com um pouco de vinagre de framboesas. Acrescento a este molho as framboesas frescas e deixo que as mesmas fiquem reduzidas a puré com a ajuda de uma espátula, no final acrescento a compota de framboesas para tornar o molho mais doce. Fora da frigideira fatio os magrets, cujas fatias volto a colocar no molho depois de estar pronto.
Acompanho o magret com batatas às rodelas feitas no forno (mais saudável) e com um puré de maçã reineta. Depois de empratar tudo, coloco um pouco de molho em cima do magret e acrescento umas folhas de rúcula selvagem que dão cor ao prato e o tornam mais rico.




Como diriam os franceses BON APPÉTIT e espero que gostem!!  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais miminhos de mães e não só...