terça-feira, 1 de outubro de 2013

O OUTRO ELEMENTO CÁ DE CASA - O CHINCHAS

Eu sempre fui habituada a ter animais em casa dos meus pais, e talvez por isso considero que a interação das crianças com os mesmos é muito importante para o seu desenvolvimento. Eu e o V. somos da opinião de que a M. também deveria conviver com animais e por isso vamos tentar habituá-la a estar com eles! Gostávamos imenso de ter um cão, mas depois de conversarmos chegámos à conclusão que não seria justo termos um animal preso no apartamento o dia todo, além disso o cão exige toda uma disponibilidade que nós não temos, mas a verdade é que gostamos de animais e queríamos ter um... face a isto decidimos "adotar" uma chinchila (era do F. e quando houve obras na casa dos meus pais, ficámos com ele (um macho) e desde aí nunca mais saiu lá de casa)!    

Para quem não conhece as chinchilas são roedores que vivem na Cordilheira dos Andes, no Chile e o seu nome significa literalmente “Chincha Pequena”. As chinchilas são animais enérgicos, gostam de brincar e usam bastante a roda. A chinchila é um animal sociável e inteligente e tem uma boa memória. No estado selvagem aplicam-na para memorizar os trilhos que percorrem diariamente. Em cativeiro, reconhecem o dono e gostam de manter uma rotina.

As chinchilas são animais tímidos e é necessário algum tempo para ganhar a sua confiança. Quando confiam no dono, gostam de ser manuseadas e acariciadas. São animais super limpos que tomam banho em areia e as suas necessidades não têm qualquer tipo de odor, ao contrário do que acontece com os hamsters!

Fotos do "Chinchas"



Com 9 meses a M. já gosta do "chinchas" (nome pelo qual é chamado lá em casa), sabe onde ele dorme e quando o vê fica toda contente, quer logo mexer-lhe e puxar-lhe o rabo! Contudo, as chinchilas não devem ser manuseadas por crianças sem maturidade suficiente para perceber o grau de sensibilidade destes animais e por isso quando soltamos o chinchas pela casa e a M. está por perto, estamos sempre de vigia! Já a imagino a gatinhar lá por casa e o chinchas atrás dela, só espero não vir a vê-la a apanhar os cócós do chinchas e depois, bom... acho que já estão a ver o resto do filme... mas para já ainda está tudo muito tranquilo, prometo que quando estas aventuras começarem conto tudo aqui. E vocês o que acham de ter animais de estimação com crianças em casa?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais miminhos de mães e não só...