segunda-feira, 28 de abril de 2014

PARTO NORMAL OU CESARIANA??

Nos últimos tempos tenho falado muito sobre esta questão com algumas amigas, também eu tinha esta dúvida quando estava grávida da M. e depois de ter frequentado as aulas de preparação para o parto fiquei totalmente convencida de que queria fazer parto normal, hoje a minha opinião é totalmente diferente! Não só devido à minha experiência de parto, como devido aos casos que conheci nos últimos tempos e que me deixaram a pensar ainda mais nesta questão!
 
Note-se que a minha opinião é apenas pessoal e baseia-se na minha experiência e nos casos que conheço e que gostaria de partilhar convosco para que possam tomar as vossas decisões dispondo da máxima informação possível!! Estou convencida de que todos os médicos, em circuntâncias normais, são a favor do parto normal, mas a minha experiência mostrou-me o contrário... 
 
No dia em que nasceu a M. o parto foi marcado e induzido, depois de estar o dia todo a aguardar sinais do trabalho de parto, de não ter tido quaisquer contrações e de uma dilatação 0cm, acabei por ir parar à sala de operações e fazer uma cesariana. Note-se que esta foi realizada a meu pedido, pois já estava farta de estar à espera e de não ter qualquer tipo de sinal de parto, eu sugeri à médica e ela prontificou-se! Tudo correu lindamente, a M. nasceu perfeita, não sofreu nada eu também não sofri e o pós-parto correu lindamente e tal como o esperado! Claro que ter uma costura + recém-nascido para cuidar não é uma maravilha, mas também no parto normal, a grande maioria das mães tem que levar pontos devido à episiotomia, logo não vejo diferença!
 
Se a experiência que tive da cesariana já me tinha mostrado que tinha sido uma boa opção, depois de ter tomado conhecimento dos casos de 3 amigas que recorreram a parto normal, todas elas em hospitais públicos, onde a coisa não correu nada bem, ainda fiquei mais convencida que tinha tomado a opção certa! Todas elas tiveram complicações durante e após o parto normal (pontos, hemorragias, rasgões, horas infindáveis em trabalho de parto, forceps, etc, etc) e pior ainda foram as complicações que os bébés também tiveram resultantes destes partos, que na minha opinião não resultaram em cesariana porque os hospitais públicos estão mais preocupados com a poupança dos custos do que com a vida dos seus utentes!      
 
Se é verdade que 90% das cesarianas são realizadas no privado, também é verdade que o público só as faz mesmo em último caso!
 
Conclusão: com base na minha experiência e com a informação que possuo hoje, se voltar a engravidar, a minha decisão vai ser sempre a de optar por fazer novamente cesariana. E para isso lembrem-se meninas que é essencial ter um bom seguro de saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais miminhos de mães e não só...