quarta-feira, 30 de setembro de 2015

LAVA AS MÃOS, LAVA-AS BEM

Lava as mãos, lava-as mãos,
Lava-as bem, lava-as bem,
Lava-as com sabão, lava-as com sabão
E água também...

Muitas Mães devem conhecer perfeitamente esta letra, pois pertence a uma das músicas do Panda e dos Caricas, e cá em casa tenho-a a usado diversas vezes para ensinar à M. a importãncia de lavar as mãos! Na verdade, quando as crianças se juntam, fazem mais do que partilhar brinquedos - partilham germes também. Sempre que posso protejo a M. para se manter longe de pessoas que estão obviamente doentes, contudo é impossível protegê-la de tudo - especialmente quando está no colégio.

Felizmente, existe uma maneira simples de ajudar a manter os nossos filhos saudáveis, onde quer que vamos: lavar as mãos.

Lavar as mãos é rápido, fácil - e se feito corretamente - a maneira mais eficaz de evitarmos que os nossos filhos fiquem doentes quando estão fora de casa. E um local divertido, e adequado para crianças, para lavar as mãos é uma das melhores maneiras de encorajar uma boa lavagem de mãos.

Dicas para incentivar os mais pequenos a lavarem as mãos:

1- Escolher um Banquinho à Maneira
O seu filho provavelmente irá lavar mais as mãos se não tiver que lhe pedir que o levante para o conseguir fazer. Invista num banquinho ou dois para que as crianças possam lavar as mãos sozinhas. Tente encontrar um que seja de uma cor divertida ou que tenha uma conhecida personagem de desenhos animados. Outra opção? Você e o seu filho podem decorar um banquinho de madeira juntos.

2- Adicionar um Temporizador
Uma lavagem de mãos apropriada deve levar pelos menos 20 segundos a esfregar. Mas quando se é uma criança, 20 segundos parecem uma eternidade. Um temporizador de 20 segundos divertido pode ajudá-los a contar o tempo e por ser uma novidade irá também entretê-los. Escolha uma ampulheta colorida ou um relógio de cozinha com uma cor viva.

3- Abasteça-se de Sabonete "Mágico"
Adicionar um elemento de diversão ao seu sabonete pode fazer maravilhas numa criança. Isto pode ser tão simples como comprar sabonete que faça espuma, ou que venha na cor favorita deles. Um dispensador de sabonete automático, é outro favorito - as crianças adoram o elemento "mágico", enquanto você vai adorar o fato de este libertar a quantidade certa de sabonete sem ter que tocar no dispensador com as mãos sujas.

4 - Crie um Plano de Recompensas pela Lavagem das Mãos
Todos nós sabemos que as crianças respondem bem às recompensas. Por isso é que um plano de lavagem de mãos pode ser tão eficaz. Faça colunas para todas as vezes que o seu filho deve lavar as mãos (antes e depois das refeições, depois de ir à casa de banho, etc.) e decorem-nas juntos. Depois, dê ao seu filho um autocolante de cada vez que ele se lembrar de lavar as mãos sozinho.

Mais dicas e informações pela Dettol Portugal, podem ver aqui.








A M. lava as mãos com Dettol toque de espuma

Post escrito em parceria com a Dettol Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais miminhos de mães e não só...